sábado, 22 de outubro de 2011

Lições aprendidas - Como as gigantes caem.

A partir de agora, para explorar melhor alguns livros, vou colocar aqui alguns extras dessas obras. É uma forma de ir além do texto, e trazer conteúdo relevante. Um estímulo a mais para quem quer tirar a poeira dos livros.

Essa está no trecho final do livro Como as Gigantes Caem, do Jim Collins. Se você não leu o post sobre o livro, basta clicar aqui.

Collins aproveita a experiência e trata de ressaltar os conceitos mais importantes das empresas feitas para vencer. São 4 tópicos principais

1 - Pessoas disciplinadas. Obtidas com:

a. Liderança nível 5 - A ambição de quem está a frente do negócio está na causa da empresa, da organização, do trabalho - e não em si mesmos.

b - Primeiro quem, depois o quê - Colocar as pessoas certas nos lugares certos e tirar as erradas do barco antes de decidir o rumo a seguir.




2 - Pensamento disciplinado. Obtido com:

a - Enfrentamento da verdade nua e crua - Mantenha a fé na vitória, mas não ignore os fatos, nem tente colocá-los ao seu favor. Veja-os e analise-os como são.

b - Conceito do porco espinho - Baseado em três pensamentos que se complementam: a atividade na qual você pode ser o melhor do mundo, o que desperta sua paixão e o que aciona seu motor econômico.




3 - Ação disciplinada - Obtida com:

a - Cultura de disciplina - As pessoas precisam compreender que não possuem cargos, empregos. E sim, responsabilidades, que podem variar. Diferente das funções estáticas.

b - O volante - Tudo é um processo, que lembra o giro de um volante em determinada direção. Isso gera um efeito chamado momentum, o giro constante. Até um ponto onde há uma ruptura, em que se transcende esse movimento, e chega-se a um novo patamar.




4 - Construção da Excelência duradoura - para se chegar a esse ponto:

a - Fazer o relógio, em vez de dizer as horas - A geração de líderes dentro da empresa leva ao sucesso da mesma, por eles já conheceram como se comporta a engrenagem. Além disso, depende-se menos de uma única personalidade carismática.

b - Preservar o núcleo, e estimular o progresso - Fazer positiva a convivência entre os valores essenciais da empresa (que devem ser mantidos) e as estratégias operacionais (que se adaptam ao momento), para construir a excelência por longos períodos.


Pense nisso. E para uma leitura complementar, recomendo Empresas Feitas para Vencer, do próprio Jim Collins.

Que tal? Gostou? Já aplica esses conceitos onde você trabalha? Se quiser comentar, ou acrescentar algo, fique a vontade. Depois do bip.

Bip.

(Crédito das imagens: Submarino.com e cidaderiodejaneiro.olx.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário