domingo, 27 de novembro de 2011

Livro - Investimentos

Fonte: submarino.com.br
Há um mês, emprestei esse livro a um colega de trabalho. Até então, ele nunca tinha lido um livro que falasse sobre como investir o próprio dinheiro. E gostou do que viu.

Eu também.

Investimentos (2007), de Mauro Halfeld, é apenas isso. Uma obra sem muitos requintes ou páginas. Mas que transmite a mensagem que você precisa ouvir.

Especialmente, se você ainda é jovem e pode planejar seus gastos e investimentos com um horizonte de tempo muito maior do que seu pai, por exemplo.

O livro começa com uma questão bem comum do dia a dia. A compra de um carro.

Visto como artigo de necessidade em nossas cidades, o carro pode fazer de você um eterno devedor. Principalmente se você deixou de direcionar esforços para economizar, por causa dos custos atrelados ao veículo.

Leia-se: seguro, prestações, combustível, IPVA, manutenção...

Mas tudo isso pode ser planejado. E até melhorado. Halfeld traz no livro os principais tipos de investimentos. Ações, imóveis, previdência privada, negócios próprios...

Semelhante a Investimentos Inteligentes, do Gustavo Cerbasi (para mais sobre esse livro, clique aqui). Só que em menos páginas.

Três ensinamentos que eu considero importantes desse livro. O primeiro, a ideia de começar cedo a poupar, para garantir o próprio futuro financeiro. Planos de previdência estão aí para isso.

Segundo, diversifique seus investimentos. A história de não colocar todos os ovos no mesmo cesto, quando se fala de dinheiro, é importantíssima.

Terceiro, antes de se lançar nos investimentos, mantenha uma reserva equivalente a cinco meses de seus gastos. Depois, aí sim, você pode começar a diversificar.

Uma leitura que vale a pena. Tanto que vou relê-lo nas férias, já que pretendo melhorar minha situação financeira em 2012. Mas essa é outra história, que depois eu conto.

Se quer ver o post na biblioteca do livro Investimentos Inteligentes, clique aqui

Se gostou ou não desse post, comente. Logo depois do bip.

Bip.

5 comentários:

  1. Valeu a dica, Lucas. Precisava mesmo ler algo do tipo.

    ResponderExcluir
  2. A dica é muito boa. Tenho lido sobre investimentos, e sempre aprendo algo novo. Vlw msm!!!

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida, a maior vantagem de se ler sobre isso é poder planejar nossas ações com o dinheiro. E as vezes nem é tão complicado quanto parece. Basta ter boa vontade e determinação. Valeu pelos comentários, pessoal.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muto curioso para ler este livro, certamente é de grande importância. Vlw Lucas.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto o blog puder ajudar, BiTO, estamos aí, e aceitando sugestões. Abraço.

    ResponderExcluir