quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Livro - Empreenda (quase) sem dinheiro.

Fonte: livrariaresposta.com.br
Nunca fui um grande fã do José Dornelas. Primeiro, porque os livros dele são muito caros. Segundo, porque mutias vezes repetem o que vários outros já disseram.

Mas admito que esse aqui - ainda que seja um livro pequeno em tamanho - pode ajudar muito o jovem empreendedor.

Principalmente se ele não tiver grana.

Empreenda (quase) sem dinheiro (Ed. Saraiva, 2009) é como um pequeno guia, em 101 passos, de como você pode iniciar um negócio, sem recorrer no início aos empréstimos de bancos. Que deixam juros complicados para quem não se prepara. 

Como de costume ao falar para empreendedores, Dornelas deixa dicas importantes a quem quer se dedicar ao próprio negócio.

É bem comum o pessoal achar que abrir o próprio negócio será colocar pessoas para trabalhar para si, começar sem um mínimo planejamento financeiro ou experiência em contas matemáticas.

Dornelas deixa claro no livro que não é assim. Você precisa trabalhar, e muito, no começo do negócio. E ficar de olho no seu fluxo de caixa - o "rei" de toda a história.

Não adianta ter lucro, conseguir milhões de rendimento, se você não tiver um fluxo de caixa saudável. É ele que garante seu capital de giro no negócio. E é peça chave na engrenagem.

Quanto a questão de aquisição de recursos, sem necessariamente gastar tanto, ele apresenta alguns caminhos viáveis.

A permuta, uma espécie de "troca de favores", serviços por serviços, ou produtos por produtos. 

Por exemplo, você tem uma casa noturna, precisa de cadeiras, e em troca, pode oferecer divulgação e convites ao dono da loja de cadeiras. 

Outras alternativas são as chamadas fontes de dinheiro a fundo perdido - como recursos do governo. Aqui, você vai precisar de experiência para fazer projetos que se adequem a essas características.

Existem, claro, as opções de "paitrocínio" - ou de outros familiares, muito comuns em vários negócios. Ou, o que está na moda, os "investidores-anjo", que fazem o empréstimo, se associam e ainda oferecem auxílio logístico e empresarial.

Tudo isso antes de você se afundar em empréstimos bancários. Que, apesar das propagandas em larga escala na TV, acredite, não mudaram.

E se tiver que ir ao banco, negocie muito. Para obter o máximo de vantagens. Porque, afinal, as agências ainda querem seu dinheiro, para mantê-lo preso em dívidas eternas de juros sobre juros.

Quer comentar sobre esse livro, ou qualquer assunto da área, fique a vontade. Depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário