quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Do livro ao link - Como ler livros de negócios.

Fui pesquisar na web sobre livros de negócios, e vi um texto interessante. É do Daniel Heise, que escreve no blog da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Ele cita um artigo do blog de Seth Godin, autor dos livros Sobreviver não é o bastante e Todo marqueteiro é mentiroso. 

Godin acredita que a vendagem alta de livros de negócios está relacionada ao viés motivacional que eles provocam nas pessoas. Sabe, aquela história meio "auto-ajuda" que eu já comentei aqui.


"Você pode obter sucesso. Lute pelos seus objetivos. Planeje, e você pode fazer acontecer!"

Pra muita gente, livros de negócios soam como esse tipo de auto-ajuda. E Godin admite que, nos dele, motivação é 95%, enquanto que o famoso "como fazer" ocupa 5% de espaço.

No final, ele pontua que acha mais interessante a pessoa se predispor a mudar pelo menos três coisas no próprio dia-a-dia. Para atingir os objetivos que vão ser propostos pelo livro.

Afinal de contas, o livro não quer te ajudar a chegar em outro ponto? Ir além? Obter uma condição melhor? Te MOTIVAR?

Essa é a palavra-chave para Godin. E assim são vendidos milhares de livros de negócios. Até aqueles que prometem riqueza e tudo o mais.

Aí o Daniel Heise lança o questionamento: livros de negócios, ler ou esquecer? Ao final, concorda com Godin e pretende retomar, com esse novo viés, as leituras.

O que eu penso? Olha, adoro livros de negócios, gestão, enfim. Alguns são meio chatos. Outros, mais específicos. Tem os mais motivacionais. E uns bem "mão na massa."

Acho que é apenas uma questão de não se iludir. Um livro não te dá solução para todos os problemas. Mas abre sua mente.

Apresenta novas perspectivas. Coisas que você nunca viu. Ou viu, mas com um viés diferenciado. E ainda, com exemplos e casos inovadores.


Talvez um dia eu leia tantos livros, que eles comecem a se repetir, e a encher meu saco. Mas aí surge uma aplicação nova. Um olhar diferente.

Sempre surge. Porque somos humanos. E é o que fazemos. Vemos um dia diferente do outro.

Quem se interessar, aqui estão os links dos blogs dos rapazes.


Critique, comente ou sugira para a Biblioteca do Masca. Depois do bip, galera.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário