domingo, 22 de janeiro de 2012

Video de marketing de guerrilha - parte 2

Bom, agora com um pouco mais de tempo, vou postar o segundo vídeo. É da montadora japonesa Nissan - aquela mesma dos pôneis malditos.

A ação foi feita na cidade de Dusseldorf, na Alemanha. Duas mulheres colaram adesivos em que traziam "uma nova perspectiva" para quem tem um Porsche - principal concorrente do GT-R, da Nissan.

Então, elas colaram adesivos no vidro da frente dos carros. Acha que deu confusão? Confira o vídeo.


E se você pensa que foi um tremendo incômodo para os motoristas, bem, a Nissan conseguiu aumentar em 23% o número de test-drives. Então, acho que valeu, não?

Só que é preciso ter cuidado ao usar o marketing de guerrilha. A Procter & Gamble, por exemplo, pagou caro por isso.

Caixa de madeira da P&G isolada por faixa policial no RJ.
Tentou fazer uma ação com caixas de madeira fechadas, e sem qualquer indicação, no Rio de Janeiro. Espalhou os recipientes pela cidade.

O problema é que o Rio havia sofrido com quatro dias de duelos entre a polícia e traficantes. Assim, as embalagens deixavam no ar a suspeita de bombas. O que gerou mobilização da segurança pública.

E como todas as emissoras de TV foram cobrir, o tiro saiu pela culatra...

Diferente do que fez a Post it. Aquela empresa que faz os adesivos para fixar em cadernos - os  lembretes, sabe?

Em uma intervenção inteligente no Peru, eles colocaram a lembrança para os estudantes devolverem o livro de inglês na biblioteca. Só que em gelo.


A ideia é passar o quanto podemos esquecer rapidamente das coisas ("a memória é frágil"). É a mensagem que ficou embaixo da intervenção de gelo. Com o símbolo post-it.

Enfim, essa eu achei que funcionou. Mas você pode discordar.

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário