quarta-feira, 14 de março de 2012

Livro - Fora de série - Outliers.

Fonte: blog.meiapalavra.com.br
Adoro os livros do Malcolm Gladwell. 

Pela forma como ele escreve, ao guiar você pelo caminho que ele apresenta. Pelos estudos e exemplos empregados. Para confirmar ou quebrar uma tese. Pelas ironias, enfim.

Sem dúvida, não havia melhor post para comemorar os 6 meses de Biblioteca do Masca no ar. Até porque esse blog pretende, um dia, ser um espaço diferenciado.

Fora de série (Outliers, 2008) é um livro em que Gladwell pretende descobrir por que algumas pessoas chegam ao sucesso, e outras, não.

Pela nossa forma de ver o mundo e a sociedade, tendemos a acreditar que esses indivíduos de trajetórias excepcionais foram abençoados. Com dons magníficos, talento peculiar e mais chances que qualquer outra pessoa no mundo.

São tantos exemplos. Beatles, Bill Gates, Steve Jobs, e, aqui no Brasil, Neymar - no futebol.

De acordo com Gladwell, não basta ter um dom. Nem um QI acima da média. Existem outros fatores que dizem muito mais sobre os "fora de série".

Com análises e pesquisas, o autor traz uma perspectiva de que até a data em que você nasce pode fazer a diferença. 

Já parou pra pensar que o dia das seleções das crianças para o time mirim - entre 8 e 10 anos - beneficia quem faz aniversário pouco depois da seleção? Afinal, quando se tem pouca idade, a diferença física é mais presente.

E que, depois da seleção, a criança com alguns meses a mais, tem acesso a melhores treinos, exercícios diferenciados, e mais chance de se tornar um fora de série?

O que dizer, então, dos Beatles terem saído de Liverpool para Hamburgo, e voltarem uma banda totalmente diferente. Você sabia que eles passavam 8 horas durante pelo menos 6 dias por semana tocando em cima de um palco?

O exemplo ilustra outra média - a das 10 mil horas de prática em sua vida, para ser especialista naquilo a que você se propõe. E é apenas parte do processo.

Gladwell pontua ainda que algumas variáveis de contexto podem interferir na história. Como o fato de sua família ser judia influenciar em suas decisões de gastos - e economia pessoal.

Parece então que dá pra criar "foras de série"? Nem tanto. Mas com certeza Gladwell faz com que você repense algumas coisas sobre esses "supergênios". Abre sua mente a novas perspectivas.

Acredite, ele não quer nada além disso. E por isso gosto tanto dos livros dele.

Em tempo: Outlier não quer dizer necessariamente "fora de série", e sim, algo afastado, diferenciado dos demais. Por isso, a tradução foi feita com "fora de série" ao invés, por exemplo, de "fora da linha".

Aproveite e deixe seu comentário depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário