terça-feira, 27 de março de 2012

Livros de administração: Nos bastidores - parte 1

Essa é a nova série de livros da Biblioteca do Masca. A série "Nos Bastidores", da editora Saraiva - voltada principalmente para quem gosta ou trabalha com marcas.

Encontrei pelo menos nove livros dessa série - e vou dividí-los aqui em três partes. As obras tratam principalmente de como são construídas marcas fortes - como Disney, Walmart, e Google.

O que está por trás da mística que envolve o trabalho em alguns desses lugares? Será possível adaptar alguns dos conceitos para os nossos negócios? Quem não gostaria de fundar uma nova Amazon, ou uma nova Playboy?

Bem, aqui começa essa série. Textos e imagens: saraiva.com.br.

Nos bastidores da Amazon - O jeito Jeff Bezos de revolucionar mercados com apenas um clique.
Richard L. Brandt.

Descubra como funciona a loja virtual Amazon e como pensa o fundador dela, Jeff Bezos. Através de entrevistas com funcionários, concorrentes e observadores, o autor mostra como Bezos toma decisões e dirige a maior empresa de comércio eletrônico do mundo. As estratégias de negócios que impulsionaram a Amazon para o topo do varejo online. Uma leitura obrigatória para quem trabalha com e-commerce, e pretende manter seu negócio por muito tempo.


Nos bastidores da Berkshire Hathaway
Ronald W. Chan.

A obra mostra o sucesso da empresa de Warren Buffet - considerado o maior investidor do planeta. O livro traz um panorama sobre como tudo começou na vida de Buffet, entre um grupo brilhante de administradores. Os executivos da Berkshire ensinam como se deve aperfeiçoar o desempenho dos funcionários, gerentes e alto escalão. Além de trazer uma ampla abordagem sobre o pensamento de investidores bem sucedidos no mercado atual.



Nos bastidores do Walmart - O jeito da empresa mais poderosa do mundo de comprar bem e vender melhor.
Charles Fishman

Os norte-americanos gastam em média 36 milhões de dólares por hora no Walmart, 24 horas por dia, todos os dias do ano. Isso faz dela a maior cadeia varejista do planeta, além de uma força modeladora da vida de pessoas que nunca puseram os pés nas lojas da rede. No livro, o jornalista Charles Fishman colhe depoimentos de funcionários, antigos executivos, fornecedores e outros colaboradores, para traçar um perfil do que causa o sucesso do negócio de Sam Walton.


Na segunda parte, os destaques são os bastidores da Disney, Lehman Brothers e ... Playboy.

Não perca.

Enquanto isso, comente. Depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário