segunda-feira, 30 de abril de 2012

Do livro ao link - 10 livros que todo administrador deve ler.

O texto original está no site www.administradores.com.br. Escrito por Simão Mairins. A ideia é citar dez livros para qualquer estudante ou administrador.

E o blog aproveita para divulgar o assunto. Abaixo, você confere as sugestões dadas - com base em outros colunistas do site e o público.

1 - Vantagem competitiva das nações.
Michael Porter.

"O livro que destrona 'Riqueza das Nações', de Adam Smith" (Stephen Kanitz, mestre em administração de empresas pela Harvard University). A obra trata de como o desenvolvimento das empresas dentro dos países pode fazê-los crescer.

2 - Blink: a decisão num piscar de olhos.
Malcolm Gladwell.

"(...) é revolucionário porque afirma que decisões acertadas não são sempre fruto de longos processos decisórios e de coleta de informações. Uma decisão rápida também pode ser ótima!"(Sílvia Generali, profª da UFRGS e autora do livro Psicologia aplicada à Administração).

3 - Quem pensa enriquece.
Napoleon Hill.

"Apesar de ter sido escrito há mais de 70 anos, o conteúdo ainda é atual ao abordar a essência do processo de construção de riqueza e sua relação com o funcionamento do cérebro. O autor é extremamente convincente ao demonstrar que a atitude das pessoas é fator imperativo em sua prosperidade, mais do que o acesso à informação ou formação privilegiada." (Gustavo Cerbasi, consultor financeiro e apontado em 2009 pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes.)




4 - Como fazer amigos e influenciar pessoas.
Dale Carnegie.

"Se pensarmos que alguns fatores cruciais de sucessos dos negócios estão na habilidade de cultivar relacionamentos estratégicos e gerenciar pessoas, é fundamental ler essa obra e incrementar sua habilidade de networking e talento para lidar com os recursos humanos." (Edney Souza, responsável pelo Interney.net, um dos blogs mais populares do Brasil.)

5 - Em frente! - Como a Starbucks lutou por sua vida sem perder a alma.
Howard Schultz.

"Schultz ama café, mas sua grande paixão é criar um ambiente de trabalho que faça as pessoas se sentirem bem e uma cultura que recompensa os serviços de atendimento mais excepcionais. Há uma diferença entre o produto que você vende e o que esse produto representa. Schultz nos lembra que paixão é tudo." (Carmine Gallo, especialista em técnicas de comunicação, autor do livro "Inovação - a arte de Steve Jobs".)

6 - O fim do marketing como nós conhecemos.
Sérgio Zyman.

"De uma forma ácida, clara e contundente, Zyman conta em detalhes o case da New Coke, outros vários erros (que ele nunca assume) e traz conceitos super interessantes de como lidar com marketing, vendas, branding, pessoas, etc." (Marcos Hiller, coord. MBA Gestão de Marcas da Trevisan Escola de Negócios.)

O próprio Simão, junto aos colegas da redação do site, sugere mais dois títulos.

7 - Estratégia Competitiva.
Michael Porter.

Lançado nos anos 1980, ajutou a colocar Porter definitivamente como um dos maiores pensadores da gestão no mundo. É a base dos estudos que compõem outras duas obras dele - Vantagem Competitiva e Vantagem competitiva das nações.

8 - Safari de Estratégia.
Henry Mintzberg.

Um livro que reúne os principais estudos de estratégia já feitos no mundo, desde a Antiguidade até hoje. Uma obra que foge das tradicionais receitas de bolo, sem deixar de ser didática.

Outros dois livros foram citados pelos leitores do site.

9 - A Arte da Guerra.
Sun Tzu.

Um tratado militar do século IV a.C. sobre estratégia, que influenciou diversos líderes ao longo da história, e até hoje seus preceitos se mantêm no mundo atual.

10 - O Monge e o Executivo.
James C. Hunter.

Esse livro utiliza como gancho um encontro entre líderes de diversos segmentos em um mosteiro no norte de Michigan, e aborda o tema "liderança" sob a perspectiva do líder servidor.

A lista então fica assim:


- Vantagem competitiva das nações - Michael Porter.
- Blink: a decisão num piscar de olhos - Malcolm Gladwell.
- Quem pensa, enriquece - Napoleon Hill.
- Como fazer amigos e influenciar pessoas - Dale Carnegie.
- Em frente! - Como a Starbucks lutou por sua vida sem perder a alma - Howard Schultz.
- O fim do marketing como nós conhecemos - Sérgio Zyman.
- Estratégia Competitiva - Michael Porter.
- Safari de Estratégia - Henry Mintzberg.
- A Arte da Guerra - Sun Tzu.
- O Monge e o Executivo - James C. Hunter.

Ao final, ele ainda coloca a questão de não haver qualquer livro do maior pensador da administração, Peter Drucker. Bem, para ele, esse autor é leitura obrigatória.

Para ver a coluna original, clique no link abaixo.


Você pode deixar seu comentário depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário