quinta-feira, 19 de abril de 2012

Do livro ao link - 7 hábitos das pessoas altamente produtivas.


Encontrei um link interessante, com um material de fotos da Camila Lam, colunista da revista Exame.

Ela aponta sete hábitos das pessoas que conseguem produzir bastante. Ou seja, aqueles que conseguem fazer as escolhas certas, concluir tarefas e ainda inovar.

Vão aqui os sete hábitos pontuados por ela. Se você já pratica alguns deles, ótimo. Se não, talvez seja o momento de reavaliar sua carreira.

O que estiver (entre parêntesis) é uma opinião pessoal minha.

1. Estabeleça critérios e saiba dizer não. - Topar todas as tarefas leva você a gastar energia, tempo e atenção. Além disso, não quer dizer que seu chefe vai te valorizar mais por isso. Mas com certeza você será cobrado por aquilo que assumir. É preciso discernir o que dá para fazer, é importante e não vai comprometer as demais atividades.

2. Tenha objetivos pessoais e profissionais estabelecidos (e de preferência por escrito). - Saber onde se quer chegar. E que o caminho pode ser longo, e feito de pequenas, mas importantes, ações. Isso faz com que você consiga produzir mais e melhor na vida pessoal e na profissional.

3. Planeje o que precisa ser feito todos os dias. - Antes da semana seguinte começar, analise e planeje suas ações e as necessidades do novo ciclo de sete dias. Ao final de um dia, também é bom gastar pelo menos dez minutos para avalar o que foi feito, e o que está pendente.

4. Acesse o e-mail periodicamente (mas separe o joio do trigo) - Determine horários para ver a caixa de e-mails. E regras para limpá-la, e separar o que interessa do que é lixo. Não tenha pena de apagar mensagens já ultrapassadas. Só guarde aquilo que for essencial - se for o caso em pastas diferentes.

5. Evite ser multitarefa. - Seja preciso no seu trabalho. Dedique-se com mais atenção a uma coisa de cada vez. É melhor do que fazer várias coisas, e nenhuma delas com a qualidade máxima que você pode dar.

6. Adote intervalos. - Trabalhar sem parar não quer dizer que você é produtivo. Estabeleça pausas de cinco a dez minutos. Mas cumpra o horário, e evite atrasos. De preferência, saia do seu ambiente de trabalho nos intervalos. Como forma de relaxar a mente.

7. Cuide da sua saúde. - Trabalhar muito não é desculpa para deixar de praticar uma atividade física. Ou de se alimentar relativamente bem. Ou ainda, de não dormir à noite. Se seu corpo não funcionar bem, o cansaço será maior depois das atividades no trabalho.


Para mais informações, leia o livro Mais Tempo Mais Dinheiro, de Christian Barbosa e Gustavo Cerbasi. Barbosa é especialista em aproveitamento do tempo. E tem dicas importantes.


Aproveite e comente depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário