quarta-feira, 4 de abril de 2012

Livro - 10 mandamentos para fracassar nos negócios.

Imagem: livrariacuritiba.com.br
Donald R. Keough ficou conhecido no mundo dos negócios especialmente no período em que presidiu a Coca-Cola. A marca mais famosa do mundo até recentemente - quando foi desbancada pelo Google.

De lá, vem os principais ensinamentos de Keough sobre como... fracassar. Isso mesmo. É o assunto do livro dele, 10 mandamentos para fracassar nos negócios (The ten commandments for business failure, 2008)

Se você acha que, por ser uma marca e tanto, a Coca-Cola não esteve perto do fracasso em vários momentos, bem, leia o livro e pense de novo.

Quando eu fiz isso, lembrei-me de outros dois que já passaram por aqui. Oportunidades Disfarçadas e Como as Gigantes Caem. (para ler as duas resenhas, basta clicar nos nomes dos livros acima).

O primeiro, porque Keough também emprega cases diferenciados para mostrar como superar os adversárioss. Quando o autor cita, por exemplo, de como a Wal-mart superou a Kmart no mundo dos supermercados.

O segundo, óbvio, no momento em que ele relata que os fracassos surgem, principalmente, de decisões internas erradas. Fica a dica para você que acha que a culpa é sempre dos outros...

A leitura é leve rápida - em uma ou duas tardes você termina o livro. O próprio Keough sabe rir de si mesmo, e dos próprios erros.

Já citei aqui que gosto muito dos livros que fogem daquele modelo "Pequenas empresas, grandes negócios", de citar pequenos defeitos, e grandes sucessos.

(Ou seja, nada de falar dos grandes fracassos. Os que mais ensinam.)

São dez mandamentos simples - mais um extra ao final do livro. E quase todos perpassam atitudes e condutas humanas. O que evidencia a tomada de decisão como ponto central do livro.

Um ótimo livro para quem já é ou quer ser um CEO. Porque é daquelas obras que baixam o ego do profissional. Que o fazem enxergar além dos próprios feitos.

E de respeitar o negócio dele, dedicar-se e saber aceitar outras opiniões.

Antes de terminar, aqui vão os "onze" mandamentos para o fracasso.

- Pare de correr riscos.
- Seja inflexível.
- Isole-se.
- Acredite que é infalível.
- Jogue próximo à linha do pênalti.
- Não pare para pensar.
- Confie cegamente nos especialistas e consultores externos.
- Ame a burocracia.
- Envie mensagens confusas.
- Tenha medo do futuro.
- Perca a paixão pelo trabalho, ou pela vida.

Aproveite e deixe sua opinião depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário