sexta-feira, 13 de abril de 2012

Livro - O poderoso chefão corporativo

Sexta-feira 13. Dia de azar para alguns? 

Eu nasci em uma - no mês de julho de 1984. Para "comemorar" a data, vamos falar de vilões. A máfia.

Por mais que possa ser criticada pela matança que promove, a máfia é uma grande corporação. Não é a toa que é considerada o "crime organizado".

Dentro dela, existem estruturas hierárquicas - o soldado, o capo (gerente) e o don (CEO). Também se fatura muito dinheiro. Até porque ela está dentro de muitas grandes empresas, e até do governo.

Só que nela, existem códigos específicos de lealdade, confiança e família. Que mantêm as coisas em ordem, na medida do possível. E, claro, interesses.

Mas ao estudar a máfia, dá pra se ter uma ideia de como funciona uma organização de sucesso. Apesar de ser um poder paralelo, e que você está com sua cabeça sob risco, a máfia sobrevive.

Imagine então aprender com as palavras de um mafioso sobre como gerir um negócio? 

Essa é a proposta de Louis Ferrante, no livro O Poderoso Chefão Corporativo (Mob Rules: what the Mafia can teach the legitimate businessman, 2011).

Através de pequenos conselhos - 88 e mais alguns na introdução e conclusão - ele mostra como as coisas funcionam dentro da máfia. 

E como esses mesmos ensinamentos podem servir muito bem para gestão, liderança, negociação e planejamento.

As vezes, se chega às conclusões que Ferrante pretende apresentar antes mesmo delas aparecerem. Ao observar o contexto das histórias dentro da máfia.

Ferrante ficou preso por 12 anos. Dentro da cadeia, ele descobriu o prazer pela leitura. Seu grande ídolo parece ser Maquiavel. Com ele e outros autores, aprendeu a escrever.

Primeiro, lançou Unlocked (2009), onde conta os segredos por trás da maior organização criminosa da história. Afirma que nunca dedurou um companheiro. E modifica os nomes daqueles que correm risco.

Independente do código de ética dele, a verdade é que esse livro atrai por ser uma leitura simples e, ao mesmo tempo, esclarecedora em dois sentidos.

No primeiro, em conhecer histórias da máfia. Sempre cheias de curiosidades, e que encontramos paralelo na realidade brasileira. Seja nos morros e favelas, ou na política nacional.

Por outro lado, também satisfaz pelos ensinamentos do ponto de vista corporativo. Depois de ler esse livro, você terá mais atenção aos detalhes e diferenças que permeiam seu universo de trabalho.

Então, mãos ao livro. Se quiser comentar, faça isso depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário