quarta-feira, 25 de abril de 2012

Livros de administração - família Freakonomics - parte 2

Agora, a segunda parte. Com os livros Wikinomics, Socialnomics e Freedomnomics.

Lembro que nenhum deles é dos autores originais. Meio que "surfaram" na onda gerada pelo original. Mas com conteúdos diferentes.



Freedomnomics - Por que o livro comércio funciona e pode resgatar a economia mundial.
John R. Lott Jr.

No livro, Lott Jr. tenta desmistificar o best-seller Freakonomics. Para ele, o sucesso de Steven Levitt e Stephen Dubner seria um panfleto cheio de imprecisões. Lott Jr. Então decide colocar os "pingos nos is" na defesa do livre comércio como sendo a única receita provada para a geração de riqueza e progresso. Além disso, mostra como a livre iniciativa revela o mais criativo aspecto de nossa sociedade. Para ele, os esforços para constranger a liberdade econômica apenas aumentam a pobreza e a injustiça.



Socialnomics - Como as mídias sociais estão transformando a forma como vivemos e fazemos negócios.
Erik Qualman.

Ao pegar carona no sucesso dos títulos Freakonomics, o autor mostra nesse livro as principais características das redes sociais na internet. Ele desenvolve métodos de como transformá-las em uma oportunidade para a sua empresa. Apresenta ainda um panorama sobre a maneira como os negócios se relacionam com as mídias sociais para aumentar as vendas. Bem como cortar custos de marketing e ter uma comunicação mais direta com os consumidores.



Wikinomics - Como a colanoração em massa pode mudar o seu negócio.
Don Tapscott & Anthony D. Willians.

O livro mostra, com abordagem simples, que a humanidade começa a entrar num segundo estágio da chamada Revolução da Informação. Que promete mudar o conceito de uma economia e de uma sociedade hierarquizada, e há séculos montada com base em estruturas de poder. Elas começam a ser mudadas, por causa das velocidades cada vez maiores de conexão da internet, que dão mais poder às pessoas. Principalmente na hora de interferir nos processos de produção do conhecimento - como as "wikis", verbetes construídos e reconstruídos coletivamente na web - e de consumo.


E então, qual o seu preferido? Ah, se souber de mais algum dessa família, pode me avisar, por favor.

Para isso, basta deixar um comentário depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário