sábado, 28 de abril de 2012

Livros de administração - família Freakonomics - parte 3

E aqui a terceira parte sobre livros relacionados - de alguma forma - ao best-seller Freakonomics, de Stephen Dubner e Steven Levitt.

Digo "de alguma forma" porque muitos tentam falar de áreas diferentes com as mesmas ideias. Alguns usam o nome, como forma de vender mesmo.

Independente disso, seguem os links para as duas primeiras partes.


Agora, os três últimos que encontrei. Se você souber de mais algum, deixe um comentário lá embaixo.

(Textos adaptados dos sites saraiva.com.br e submarino.com.br)


Womenomics - A tendência econômica por trás do sucesso pessoal e profissional das mulheres.
Claire Shipman & Katty Kay.

O livro aponta que, depois de décadas de tentativas de se equipararem aos homens no âmbito profissional, durante as décadas de 1980 e 1990, agora elas começam a adaptar o ambiente de trabalho às necessidades delas. As autoras examinam a profundidade da influência feminina como consumidoras e detentoras de capital. Sustentam a ideia de que o poder feminino dá às mulheres o direito e a habilidade de requerer flexibilidade nos empregos delas. Além de negociarem efetivamente as próprias necessidades no mercado de trabalho ou na família.



Emotionomics - Por que o sentimento dos clientes pela sua marca determina o sucesso de seu negócio.
Dan Hill.

Emotionomics foi o último livro dessa família que eu vi. Se propõe a ajudá-lo a entender como as emoções de clientes e funcionários podem fazer a diferença em termos de oportunidades de negócios num mercado competitivo. O livro se inspira em descobertas feitas com base nas expressões faciais, para se perceber as reações emocionais. O autor se propõe a ensinar como alavancar o sentimento para obter sucesso em termos de marca, design do produto, publicidade, vendas, satisfação, e liderança.



Soccernomics - Por que a Inglaterra perde, o Brasil e a Alemanha ganham, e os Estados Unidos, o Japão, a Austrália, a Turquia - e até mesmo o Iraque - podem se tornar os reis do esporte mais popular do mundo.
Simon Kuper & Stefan Szymanski.

O livro tem sido aclamado como uma das mais reveladoras obras sobre futebol. E também como equivalente na área ao Freakonomics. Na obra, também são aplicados princípios socioeconômicos na explicação de fenômenos cotidianos do mundo da bola. A dupla Kuper - jornalista da área - e Szymanski - economista - apresenta dados espantosos sobre algumas das verdades do futebol - algumas delas expressas no enorme subtítulo.


E aí, se interessou por algum?

Aproveite e deixe seu comentário, ou a sua sugestão para a próxima sessão Livros da Biblioteca do Masca.

Depois do bip, ok?

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário