terça-feira, 10 de abril de 2012

Livros de administração - Jim Collins.

Ele é um dos maiores estudiosos sobre gestão do mundo. 

Considerado um guru na hora de apontar o que faz uma empresa vencer, sobreviver ou fracassar.

Ele é Jim Collins. E já lançou pelo menos quatro obras consideradas definitivas no mundo dos negócios. Indispensável para quem quer falar sobre administração.

O melhor? Collins baseia suas análises em estudos elaborados com cuidado, e feitos com informações das principais empresas do mundo.

Desses quatro, tenho três - apenas o último, Vencedoras por opção, ainda não faz parte da Biblioteca do Masca. 

Indico todas elas a vocês que pretendem abrir um negócio - ou repensar o local onde trabalham, e o que esperam do futuro de seus empreendimentos.

Imagens e textos adaptados do site saraiva.com.br

Feitas para Durar.
James C. Collins & Jerry I. Porras.

Os autores reúnem os dados de uma pesquisa feita com 18 empresas consideradas 'excepcionais e duradouras'. Algumas com quase 100 anos de existência e desempenho superior à média do mercado acionário desde 1926. Essas informações permitem a Collins e Porras chegar a conclusões sobre os fatores - e perfis histórico, estrutural, filosófico e de performance - que formam empresas bem sucedidas.


Good to great - Empresas feitas para vencer.
Jim Collins.

Você possui uma empresa que vai bem. Mas será que você tem o que é necessário para ser um líder de mercado, e vencer no mundo dos negócios? Como transformar uma organização para obter resultados excelentes, sustentáveis e em uma espiral ascendente por um longo período? Nesse livro, Jim Collins investiga esses fatores, e chega a conclusões sobre o que faz uma empresa vencer. O livro é considerado em diversas listas como um dos melhores de todos os tempos na área.


Como as gigantes caem. (RESENHA AQUI)
Jim Collins.

Ao escolher um destino diferente - do sucesso para o fracasso - Collins, nesse livro, investiga os fatores que provocam o declínio das grandes corporações. Com estudos embasados, ele quer entender se é possível frear a espiral de queda de uma empresa no mundo dos negócios. É possível evitar o fim? De que forma uma empresa começa a perder espaço? São os fatores externos ou internos os mais importantes.


Vencedoras por opção
Jim Collins & Morten T. Hansen.

Nesse livro, os autores estudaram companhias que chegaram ao sucesso em cenários de grandes mudanças, que os gestores não conseguem prever ou controlar. Em seguida, compararam o desempenho delas com outras que não tiveram tanta sorte. E ao final, percebe-se que os líderes não são mais visionários ou inovadores, e sim, disciplinados, empíricos e paranóicos. O mais importante parece ser mesclar disciplina e criatividade.



Admito que sou um grande fã do Collins. Pelas análises e conhecimentos que emprega. Meu objetivo é, um dia, ser um guru nessa área também.

Até lá, o caminho é longo. Mas vamos nessa.

Aproveite e deixe seu comentário. Depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário