quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dez dicas para melhorar sua liderança.

Em partidas de futebol com meus amigos, muitas vezes, assumo a braçadeira de capitão. Não sou o melhor jogador, nem de longe. Mas sou o que mais brigo.

Batalho. Berro com meu time. Dou apoio. Incentivo. E isso desde jovem me fez procurar essa posição de liderança. Embora nem sempre tenha obtido.

Um líder de verdade precisa saber quando liderar. E quando ser liderado. Porque não adianta você se dizer um líder se não aceitar opiniões dos outros. Ou comentários acerca de seus erros.

Reuni dez pequenos tópicos ao pensar sobre o assunto. E que me ajudam a pensar como um líder deve se comportar. Claro que se você tiver algum a mais, por favor, comente lá embaixo (depois do bip).

Vamos a eles.

1. Esteja disponível para ajudar quem precisa sempre que possível. 

Um líder cuida dos seus. Assume os compromissos. Comemora as vitórias, e não se furta das responsabilidades. Muito menos dos problemas. Mantenha-se aberto a receber qualquer um na sua sala. E trabalhe para ajudar a resolver os problemas - mesmo que não sejam os seus.

2. Respeite os colegas e o que pensam. Seja cordial.

Você pode até ter restrições quanto a um(a) ou outro(a) companheiro(a) de trabalho. Mas o respeito precisa existir. Evite ordenar - ainda que você esteja numa posição hierárquica superior. Prefira pedir. Requisitar. E mantenha a cordialidade.

3. Estabeleça limites e princípios, aja de acordo com eles, e não mude em situações de pressão.

É muito comum ouvirmos que "fulano diz isso aqui, mas quando a situação aperta, ele joga o problema pra outro". E é fácil ver isso acontecer. Prefira estabelecer e deixar claros seus princípios e limites. Até onde você vai - ou pode ir. Mantenha-se no seu caminho. Se for mudar algo, avise antes.

4. Dê o exemplo. Trabalhe!

Não existe melhor forma de convencer alguém a seguir você do que o seu exemplo. E não só com palavras, mas ações. Procure ser íntegro no que você faz. E não se furte a fazer o trabalho pesado.

5. Mantenha e transmita tranquilidade, mesmo sob pressão.

Não adianta ficar estressado. Só vai deixar os outros nervosos. Prefira pensar em soluções. Agir o mais rápido possível para resolver os problemas. E não torná-los ainda maiores. Sem contar que a calma que você transmitir ajudará a tranquilizar a equipe, por pior que a situação pareça.

6. Aceite críticas e sugestões ao seu trabalho.

Você pode até não mudar muita coisa. Mas sempre pode melhorar. E o primeiro passo é ouvir o que os outros tem a dizer de você. Refletir. E avaliar se precisa mesmo mudar. Nem sempre nossos olhos enxergam o que está dentro de nós. O outro pode ajudar nisso.


7. Não rejeite ninguém.

Você deve ouvir os outros. Ainda que não goste de determinada pessoa. Ela pode acrescentar algo à sua equipe - desde que você encontre uma forma de fazê-la oferecer isso ao time. Claro que isso não vale sempre. É só pra você lembrar de não rejeitar ninguém ao primeiro olhar.

8. Saiba negociar e, se for preciso, desculpar-se.

É importante ouvir e compreender. Refletir. E só depois responder ao colega, chefe, ou subordinado. É o começo para desenvolver uma negociação. E se cometer um erro, dê o exemplo e se desculpe. Você demonstrará que é humilde para reconhecer seus erros.

9. Não traia seus companheiros.

Você quer a confiança de alguém? Então veja se não joga tudo fora. Trair um companheiro para se livrar duma punição ou de um problema é o mesmo que jogar fora qualquer chance de obter a confiança dele. Nunca faça isso. Ainda que façam com você.

10. Compreenda as necessidades e dificuldades do outro.

Cobranças tem que ser feitas? Sim. Mas não adianta simplesmente dizer "se vire" em todos os casos. Em certos momentos, o funcionário nada terá a fazer. E uma bronca não vai ajudar em nada. Procure compreender as necessidades e carências da situação, antes de apenas reclamar do trabalho não feito.

*****

Bem, espero que isso te ajuda a refletir sobre a sua liderança. Que acha? Você tem todas as características acima?

Comente. Depois do bip.

Bip.

2 comentários:

  1. Boa tarde!


    Excelente, dicas valiosas que podem ser implementadas em nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com um pouco de cuidado e atenção com o próximo, é possível sim negociar essa liderança sem problemas.

      Excluir