quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Livro - Ganhe Dinheiro na Internet.

Eu procurava algum livro de E-commerce. Ou sobre negócios online. Fiquei surpreso quando vi o preço desse pequeno manual de 238 pequenas páginas, intitulado Ganhe Dinheiro na Internet (Ed. Saraiva, 2010 - imagem: submarino.com.br). 

Mais caro do que, por exemplo, o Empreenda (quase) sem dinheiro,  do mesmo autor, José Dornelas (aqui, em co-autoria com Eduardo Vilas Boas). Depois, caiu a ficha que os livros dele são mesmo meio carinhos...

Nesse aqui, fiquei feliz e triste. Satisfeito e decepcionado.

Satisfeito, porque não trata apenas de como fazer um site. Ou as formas de se abrir um E-commerce. Ele vai além, e coloca para o leitor alguns pontos importantes sobre empreendedorismo e gestão de negócios.

Apesar de a internet ter regras diferentes - como a menor necessidade de um capital inicial - de um negócio no mundo "real", empreender lá também vai exigir certas habilidades. E planejamento de quem seguir na empreitada.

A estrutura de manual, com capítulos curtos, favorece que você retorne ao livro sempre que quiser depois da leitura inicial. E busque exatamente o conteúdo que te interessar.

A parte 5 é bem interessante. Trata sobre os modelos de negócio para a internet. Em resumo, como ganhar dinheiro na grande rede. Foque bastante nele.

Agora, o que me decepcionou no livro. Por ser um manual, é tudo bastante resumido. E o livro foca demais em empreendedorismo. E menos em detalhar as especificidades da internet para o "mundo real".

Há informações, é claro, sobre o mercado web. Como planejar. A importância do fluxo de caixa. Enfim, tudo isso precisa ser valorizado. É um mérito do Dornelas e do Vilas Boas.

Mas senti falta de um cuidado maior com o negócio de internet em si. Quem regula. Que instituições procurar. Como proceder na questão de domínios já adquiridos. As novas possibilidades envolvendo redes sociais.

Repito que o livro tem muita coisa boa. É prático e rápido. E serve pra qualquer tipo de empreendedor. Não necessariamente o web. Portanto, vale ser lido.

E é aí também que há uma perda. Acho que eles mostram muito, e ensinam pouco, como se faz. O passo-a-passo mesmo, de como se inicia um negócio na internet.

Essa é minha opinião. Se você tem a sua, deixe seu comentário depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário