segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Livro - Independência Financeira: O guia do pai rico.

Fonte: www.tiraqui.com
Cada vez mais os livros do Pai Rico (resenha aqui) chamam a minha atenção.

Esse é o segundo que leio, Independência Financeira (The Cashflow Quadrant, 1998) Por sinal, é a continuação do primeiro livro, Pai Rico Pai Pobre. E bem melhor, diga-se.

O primeiro pode ser considerado o início de uma mudança de pensamento. Kiyosaki apresenta alguns conceitos bem superficialmente. Inteligência financeira. Investimento em ativos. Entre outros.

Aqui, ele começa a mostrar claramente o que isso significa. Primeiro, com o chamado quadrante do fluxo de caixa (cashflow quadrant). É um diagrama dividido em quatro setores. Que representam nosso estágio atual de geração de renda.

E, de empregado. A de autônomo. D de dono. I de investidor.

Para Kiyosaki, o lado esquerdo (E e A) compõem o lado devedor. Aquele que faz dívidas. E paga com seu suor. Embora tenha as vantagens de receber pelo seu trabalho, e a segurança de uma vida "estável", normalmente, se esforça mais que os outros dois. Por um resultado consideravelmente menor.

O outro lado (D e I) são aqueles que fazem o dinheiro trabalhar. Seja a partir da criação e gestão de um sistema de trabalho e solução de problemas (D). Ou com o aporte de recursos em determinada possibilidade de potencializar os ganhos, a partir de juros (I).

É possível assumir mais de um desses quatro papéis. Inclusive de lados diferentes do quadrante. Mas uma coisa é verdade. Somente do lado direito o dinheiro trabalha pra você.

O quadrante do fluxo de caixa.
No livro, vemos também a aplicação do game Cashflow, citado no primeiro livro. Além do conceito em trio SER-FAZER-TER. Não adianta TER objetivos e FAZER investimentos se a sua mentalidade não lhe faz SER uma pessoa que quer enriquecer, usando do bom senso e de uma forma de ver o mundo voltada para isso.

Em resumo: inteligência financeira. É a base e o final de tudo. Para cuidar do seu negócio. Daquilo que interessa para você. Aquilo que lhe fará buscar ganhos e pensar a riqueza de forma diferente.

Você mesmo.

Kiyosaki diz com todas as letras. Crie um sistema, ou consiga um, e faça-o girar a esfera do dinheiro a seu favor. Como dono de um negócio. Como investidor.

Recomendo esse livro. Mais até do que o Pai Rico Pai Pobre. Aqui sim vemos por que Kiyosaki é um mestre não em escrever. Muitas vezes, ele dá voltas pra chegar em um ponto. E até mistura conteúdos.

E sim, em aconselhar. Citando Chapolim Colorado: “Sigam-no os bons!”

Mostre também que você é bom de comentário, e deixe seu recadinho aí embaixo, depois do bip, valeu?!

Bip.

2 comentários:

  1. Gostei de saber que esse livro se aprofunda mais nos temas apresentados em PAI RICO PAI POBRE, pois adorei o mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria mais, Diogo. Pai Rico Pai Pobre começa a abrir nossa mente para a inteligência financeira. E esse segundo livro não só se aprofunda, como apresenta outras variáveis bem interessantes. Vale muito a pena ser lido.

      Excluir