terça-feira, 18 de setembro de 2012

Livro - Como Chegar ao seu Primeiro Milhão.


Nada como conhecer histórias de outras pessoas, para inspirarmos a nossa, não acha?

Marco Falcone e Regina Tesima são um casal que decidiu iniciar um plano conjunto ambicioso. Independência financeira. O primeiro milhão. E depois o segundo...

Depois de conquistarem a primeira parte, juntos, decidiram contar em um livro uma parte do caminho até aqui.

Como Chegar ao seu Primeiro Milhão,  (Elsevier, 2008) da coleção Expo Money, vale a pena, gente. Principalmente para os casais iniciantes. E que pretendem garantir um futuro tranquilo.

O mais legal de um plano como esse é que só depende de nosso esforço. Da parceria. Do chamado por uma amiga minha, a jornalista Brenda Ramos, de casamento-empresa, ou casamento S/A.

O livro tem só um pecado. As vezes é complicado entender alguns dos dados e números que eles expõem.

Esperava ouvir mais “causos” deles. Mais dificuldades. Ou histórias de vizinhos e parentes que duvidavam. Ou que cometeram erros, ou criticaram os deles. Não que não haja boas histórias no livro, diga-se.

De qualquer forma, é uma leitura prazerosa e vantajosa. Contada principalmente por Marco Falcone. Acho que a esposa dele estava ocupada em gerir os negócios da família...

(Não tem jeito, amigos, elas são MUITO melhores que nós nisso também.)

É legal ver como eles passam dos títulos do tesouro para as ações, e até dividendos. Não quer dizer que seja a “fórmula mágica” ou o caminho perfeito. Mas é um deles.

Na verdade, o caminho correto é o estudo. O conhecimento. É o que Falcone faz sempre que descobre uma nova forma que possibilite ganhos para ele e a família.

Também é bom aprender com os erros deles na hora de escolher o carro. Ou de adquirir uma casa. E por aí vai.

Mais do que um livro com teorias e ideias, ou conceitos pré-concebidos de economistas, é uma obra real. Porque traz a vida que pode ser de qualquer um de nós. Com tropeços e grandes sacadas. Sem doutrinar. Apenas um relato.

Simples, humano e honesto. Você talvez pense como eu e diga “acho que quero ser como eles.”

Só não concordo muito com investimentos em bancos. Além dos chamados Axiomas de Zurique, a que eles se referem no livro. Mas aí é uma história que conto outro dia...

Se você já leu ou se interessou por esse livro, aproveite também pra deixar seu comentário. Depois do bip, sim?

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário